para todas as necessidades, sempre há uma solução
Muitas são as possibilidades para entradas de energia a depender da necessidade da planta, aspectos técnicos e legislativos, planejar bem contribui com o melhor atendimento a planta, bem como reduz custos, com soluções menos eficazes, ou que não atendam totalmente a expectativa.
Este método simples e eficaz, atende uma grande gama das necessidades industriais, além de ser rápido toda sua tramitação e construção, se comparado a outras formas de atendimento. Este método é constituído de atendimento aéreo ou subterrâneo em alta tensão, com o uso de transformador rebaixador particular do cliente, com devidas proteções em alta tensão, sendo que a medição do consumo de energia é realizado em baixa tensão, seguido pela proteção geral, que pode variar de 50A á 800A para este tipo de atendimento, desta forma é possivel atender demandas dos mais variados tipos, como:
É possível também por agrupamento de unidades consumidoras realizar a compra de energia do fornecedor que preferir através de contratações livres, muito comum para empresas com filiais ou em centros de grande consumo de energia.
As torres de transformação podem possuir potências de 30kVA, 45kVA, 75kVA, 112,5kVA, 225kVA e 300kVA, na faixa de tensão de 220/127V, 380/220V, 440/254V… Outras faixas de tensão secundária podem ser consultadas a concessionaria local.
Esses mesmos postos simplificados também podem ser construídos de forma abrigada, utilizando transformadores a seco, sendo estes equipamentos mais modernos e seguros.
Existe também a possibilidade, do atendimento até 300kVA ser feito com medição em alta tensão e o transformador ser instalado mais próximo a carga, reduzindo expressivamente o uso/custo com condutores metálicos espessos e problemas com queda de tensão e outros distúrbios possíveis na rede interna devido ao longo comprimento dos circuitos elétricos
Esta forma de atendimento é extremamente aplicada em edifícios de uso coletivo, como prédios residenciais, shoppings, centro comerciais e agrupamentos de diversos consumidores.
Porém o que poucos sabem é que essa forma de atendimento também pode ser realizada em locais onde a alta demanda de energia, como grandes empreendimentos, centro de eventos, grandes comércios, entre outros.
Esta forma de atendimento, depende da autorização da concessionaria, mas na maior parte das vezes a mesma absorve os custos de reforço de rede e transformação, além de assumir toda a responsabilidade da manutenção antes do sistema de medição do cliente, fazendo com que essa alternativa seja mais benéfica a determinados consumidores. No entanto esta forma de atendimento está limitada a 300kVA e a tensão de rede secundaria da concessionaria local, sendo menos versátil do que a opção anterior.
Esta configuração de atendimento, é a mais versátil e indicada para consumidores com demanda superior a 300kVA, podendo chegar a potências de 10.000kVA, nesta configuração é possível usar múltiplos transformadores e atender grandes extensões, no entanto esta forma de atendimento depende de uma engenharia mais robusta e experiente para garantir a segurança das instalações.
Este arranjo também é amplamente utilizado em sistemas de proteção para sistemas de geração, além dos já mencionados, como transmissão e distribuição de energia.
Gostaríamos de lhe apresentar nosso pontecial